17 de abril de 2009

5

Chegada dos portugueses ao Brasil - Texto Informativo

22 de abril Chegada dos portugueses ao Brasil

Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram às terras do Brasil. Na época, aqui viviam apenas os índios, não havia cidades, estradas, carros... Os índios caçavam e plantavam apenas aquilo que eles necessitavam para comer em seu dia-a-dia. Os portugueses estranharam muito que os índios vivessem nus e não morassem em cidades. Mas os índios também devem ter achado muito engraçadas as roupas que os portugueses vestiam.

Texto informativo

Hoje é artigo raro nas florestas brasileiras, mas na época do descobrimento, era tanto pau-brasil por aqui que o nome pegou e a planta acabou dando nome ao nosso país. O pau-brasil foi o primeiro produto explorado pelos portugueses quando chegaram às novas terras. Até 1530, o pau-brasil foi o único produto retirado da nova colônia. Do litoral do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, o pau-brasil era a árvore dominante na Mata Atlântica brasileira. No Brasil, os colonizadores cortavam a árvore, utilizavam a madeira e extraíam um corante vermelho usado para tingir roupas e fabricar tinta de escrever. O pau-brasil foi praticamente extinto devido à exploração irresponsável e ao desmatamento da Mata Atlântica, floresta onde ele nascia normalmente.Pau-brasil é uma designação que abrange várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia. As mais comuns delas são a Caesalpinia sappan e a Caesalpinia echinata. A Fundação Nacional do Pau-Brasil é uma entidade que cria ações de preservação da árvore nacional do Brasil, além de estudar, catalogar e incentivar as pessoas a conhecer melhor essa árvore. Hoje o pau-brasil é cultivado para ornamentação e exportação. Sua madeira é apreciada na fabricação de violinos e por isso o pau-brasil é exportado para a Europa.

Fonte: Caixa Mágica

5 comentários:

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Oi amada !

Tem um mimo para você no meu blog !

Beijos

Anônimo disse...

Olá,muito bom,gostei muito,isso me ajudou muito em um trabalho, parabeniso você por esse texto

carolina disse...

cara muito agradecida se voce nao tivesse criado isso eu nao ia me dar bem em historia

Anônimo disse...

mvhnlkjhyklkjh kjhldhgghjnghjhgjhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhmhgdkdyhjdtyjkdhhjhgjstykkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkujhyyyytfgggertttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Anônimo disse...

amei esse site me ajuda em tudo

Orgulho de ser Professora


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.