17 de janeiro de 2010

2

Conhecimentos Privilegiados de Língua Portuguesa 3ª ano – Regime de nove anos

Língua Portuguesa 3ª ano – Regime de nove anos
                             2º ano - Regime de oito anos

1º Bimestre

Prática de Leitura

• Gênero privilegiado: verbetes de dicionário

• Outros gêneros trabalhados: conto (texto literário) e receita (texto prático)

• Antecipação e inferências a respeito do conteúdo de um texto, com base em informações e conhecimentos prévios relativos ao suporte textual, no caso o dicionário

• Gêneros trabalhados: conto, história em quadrinhos e poema

• Elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, enredo e narrador (noções preliminares)

• Diferenciação entre autor e narrador

• Marcas lingüísticas que identificam a fala dos personagens

• Relação entre texto escrito e imagem

• Apoio em verbetes de dicionário para resolução de problema localizado de leitura

• Linguagem metafórica

Prática de análise de lingüística

• Tipos de dicionários e seus respectivos verbetes

• Ordem alfabética

• Palavras de referência

• Abreviaturas (noções preliminares de substantivo e de gênero)

• Palavras que não estão no dicionário (noções preliminares de singular e plural e de verbo no infinitivo)

• Diferentes usos do dicionário (significado de palavras desconhecidas, busca de grafia certa e da pronuncia correta das palavras de sentido semelhante para evitar repetição)

• Polissemia

• Travessão em discurso direto

• Organização de elementos da narrativa (tempo e espaço)

• Característica dos personagens

• Partes do enredo ( situação inicial de equilíbrio, conflito e resolução de conflito)

• Tipos de balões em histórias em quadrinhos

• Retomada do conceito de estrofe, verso e rima

• Outros conhecimentos contemplados
: título e letra inicial maiúscula

Prática de produção de texto

• Criação de verbetes

• Produção coletiva de narrativa ficcional

• Transformação de história em quadrinhos em conto

• Produção de relato de experiência pessoal

Prática de oralidade

• Pronúncia correta das palavras, com base nas informações contidas no dicionário

• Leitura expressiva de conto e poema

• Verbalização de opiniões e experiências pessoais.

• Adequação da linguagem à situação comunicativa

2º Bimestre

Prática de Leitura

• Gênero privilegiado: carta

• Outros gêneros trabalhados:

• Fotografia (acompanhada de legenda) e tirinhas

• Observação do procedimento de adequação do texto à intencionalidade comunicativa

• Gênero trabalhado: notícia

• Compreensão do fato como matéria-prima da noticia

Prática de análise de lingüística

• Caracterização de personagens por meio do uso de adjetivos (sem nomenclatura)

• Escolha lexical como recurso lingüístico

• Formas de tratamento

• Efeito de sentido produzido pelas formas de tratamento escolhidas

• Identificação das partes que compõem uma carta

• Observação da forma de preenchimento de um envelope

• Uso de onomatopéias

• Noções preliminares sobre a estrutura da noticia

• Função e características dos títulos

• Recursos usados na noticia: escolhas lexicais, comparação, ilustração, elementos de coesão (substituição lexical, pronominal e elipse)

• Uso das aspas para remeter ao sentido conotativo das palavras

• Função dos numerais em textos informativos

Prática de produção de texto


• Criação de um personagem (desenho e descrição)

• Elaboração de uma carta

• Re-escrita de uma tirinha por meio de frases e parágrafos

• Registro das idéias principais de um texto informativo (resumo)

• Resumo e registro de notícias (produção coletiva)

Prática de oralidade

• Exposição de idéias e opiniões sobre os temas estudados

• Análise dos efeitos sonoros produzidos pelo uso de onomatopéias

• Leitura de notícias


Obs: Conteúdos de acordo com o método POSITIVO  de Ensino.

( No decorrer dos bimestres adicionarei os conhecimentos priviligeados do 3º e 4º Bimestre)

Bjos carinhosos a todos...

2 comentários:

DRIKA OLIVEIRA disse...

ameeeeei muito seu cantinho....
jah to te seguindo e te coloquei no meu blogrol..
assim, estarei sempre aqui...
qdo puder, me faça uma visitinha...
bjins

Mirela Menezes disse...

Olá,
Adorei seu espaço.Eu também estou trabalhando com esta turma e com o sistema de ensino positivo.Vamos trocar muita figurinha.

Orgulho de ser Professora


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.